Eu sou a irmã de Virato (mas só hoje, porque acho que estou a dormir!). Não me vou beliscar, aliás, isto é um sonho fantástico!
Era muito feliz até ao dia em que chegaram as tropas romanas.
O meu irmão, Viriato, muito confiante disse que eles podiam ser mais, mas nós conhecemos melhor este território. Melhor que a palma da nossa mão!
-Nós vamos para trás de um monte e quando eles passarem, damos-lhes uma valente sova. E nunca mais irão cá meter os pés! – disse o meu irmão .
No entanto, enquanto eu passeava, o que vejo? Três dos melhores amigos do meu irmão a falar com o chefe de Roma. De repente, tive uma ideia. Sem contar nada ao meu irmão e, como sou mais avançada em tecnologia, vou construir uma máquina de lavagem cerebral anti-romanos. Tudo estava a correr às mil maravilhas.
À meia-noite quando eles preveêm matar o meu irmão, dou-lhes uma pancada com um pau e eles desmaiam no chão.
Olha! É meia-noite! Tenho que me apressar. Pam!!! Consegui. Agora , é só clicar no Play e já está .
Estão a dormir, pelo menos até às 8 horas.
Pensando melhor, porque é que eu não construo uma máquina que possa fazer com que nós e os Romanos nos juntemos e fiquemos amigos? Podíamos juntar algumas coisas nossas e outras deles! Mas ainda não pensei num pormenor: Como nos vamos chamar?
- Já sei! Lusimanos! Juntos não deixaremos que nada nos invada.
Uau! Espero bem que isto não seja um sonho... Posso ficar famosa como «aquela que criou a paz nas duas tribos». Há uma hora da noite, levo um por um e consigo…
Yes! Agora consegui e, para celebrar, estou a meio de um banquete.
Orgulho-me de não me ter beliscado! Adeus!!!
E.B.1 de Montemor-o-Novo nº1. Carlota Mira Brejo.4ºJ.